sexta-feira, 1 de março de 2013

Plano de Aula


Algarismos Romanos

Estrutura Curricular

4º ano do Ensino Fundamental

Objetivos


  • Promover a compreensão da necessidade de se criar um sistema de numeração;
  • Identificar diferentes sistemas de numeração;
  • Proporcionar aos alunos apropriação do uso e identificação dos algarismos romanos, em especial;
  • Analisar a composição, valor e posicionamento da numeração romana; e
  • Aproximar o processo de leitura e  escrita dos algarismos romanos;

Duração das atividades

2h/aula

Conhecimentos Prévios


  • Noção básica sobre os algarismos indo-arábicos, bem como capacidade de identificação do significado de cada uma das letras do alfabeto brasileiro.

Previamente à ocorrência da aula, será solicitado aos alunos que pesquisem sobre diversos sistemas de contagem. Salienta-se a necessidade de incentivá-los a procurar sistemas não muito conhecidos a fim de promover curiosidades e diversidade.

Recursos


  • Revistas, jornais, relógios, livros, enfim, várias coisas que possam  ilustrar o conteúdo;
  • Texto com a história dos algarismos romanos -  pode ser elaborado com auxílio da internet.

Estratégias

Motivação:
Inicialmente, cabe aos alunos apresentação do resultado de sua pesquisa, para que os demais colegas conheçam outras formas de representação de números
Ao professor cabe questionar aos alunos o que sabem sobre o tema (Algarismos romanos), caso não tenha sido apresentado nas pesquisas individuais. Caso tenha sido apresentado, ressaltar aspectos relevantes e citar outros que não tenham sido abordados.
E em seguida, apresentar-lhes a origem histórica da simbologia numérica tema da aula.
Leitura de texto simples com apresentação histórica é suficiente para esta etapa da motivação.
Vale questionar o motivo desses métodos não serem largamente utilizados diariamente.
transformem as datas de seu nascimento e de familiares em algarismos romanos;

Avaliação

Com a turma dividida em grupos de quatro, proponha que façam decodificação e reescritura em romanos de numerais cardinais.

Em seguida, ainda divididos em grupos, proponha que representem, corporalmente, o número indicado, utilizando ou não a ajuda de um ou mais colegas do grupo.

Através das atividades propostas será avaliada a capacidade dos alunos na utilização das regras de identificação e composição dos algarismos romanos.

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